Santuário Nacional de Aparecida inaugura Trem dos Devotos na Cidade do Romeiro

Trenzinho passa pelo Caminho do Rosário, ligando Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu

Por Victor Hugo Barros

Os devotos têm agora uma nova possibilidade de transporte para percorrerem o Caminho do Rosário. Na próxima sexta-feira (05), acontece a inauguração do Trem do Devoto, em uma cerimônia às 9h, na Cidade do Romeiro, em Aparecida (SP). O trenzinho se apresenta como uma opção de retorno para todos que realizarem o Caminho a pé, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto.

"O Trem surgiu com o propósito de auxiliar as visitas ao Caminho do Rosário e  ao Porto do Itaguaçu. O intuito é que a pessoa faça o Caminho a pé, meditando os mistérios do terço e depois volte pelo trenzinho. Entretanto, ele também pode ser utilizado em um percurso de ida e volta, já que a obra foi pensada,sobretudo, para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção", destaca o gerente de operações, Fábio Cardoso.

Trata-se de um monotrilho elétrico que vai percorrer um trajeto de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na Cidade do Romeiro quanto pela estação presente no Porto Itaguaçú.

Inicialmente, o trajeto será feito com duas locomotivas e cinco vagões, atendendo até 60 visitantes por trecho. Todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.

A implantação do Trem está a cargo da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, ligando o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. A operação e a tecnologia utilizadas no novo empreendimento também estão a cargo da empresa.

O sistema é o mesmo ao utilizado no Parque Unipraias, de Balneário Camboriú (SC). Apesar de ser baseado em conceitos internacionais de automação, o empreendimento possui engenharia brasileira, pensada para os devotos da Padroeira. "Em Aparecida ele traz um conceito mais retrô,baseado em uma locomotiva antiga, levando os peregrinos ao Porto Itaguaçú,local onde começa toda a história da devoção à Nossa Senhora Aparecida",esclarece Cardoso.

O ingresso custa R$10 por trecho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto. Inicialmente, o funcionamento acontece de segunda à sexta-feira das 9h às 17h, aos sábados de 8h às 18h, e aos domingos das 8h às 16h.